quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cheirando a xícara

O café tem entre seus componentes naturais alguns açúcares, embora quem tome café adoçado torça o nariz para o amargor e ache tudo isso meio estranho.

Pois se você toma café sem açúcar (nem adoçante, vale reforçar), faça um teste: deixe secar na xícara aquele restinho que sobra da bebida e depois cheire.

Você vai notar claramente um aroma doce que não é tão perceptível antes. Aproveite para fazer o teste em diversos tipos de grão e avalie as diferenças.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Do ocidente e do oriente ao mesmo tempo


Esta é do Kurukahveci Mehmet Efendi, em Istambul, Turquia. Fica bem do ladinho do Bazar Egípcio e é um verdadeiro local de adoração do café desde 1871.

Mas sem frescuras. Em um espaço bem pequeno, o café é moído continuamente e embalado em pacotes a partir de 100 g. Por meio de uma janelinha os funcionários recebem o dinheiro e entregam os simpáticos saquinhos de papel de pão. Os moradores de Istambul fazem fila para pegar seu pacotinho e o cheiro do café moído se espalha pelas ruas próximas de tal maneira que mesmo se você não souber onde fica a lujinha basta seguir o seu faro.

Ideal para pegar o seu ibrik e fazer um legítimo café turco: basta misturar uma boa colherada de pó moído fino a água fria, com ou sem açúcar, e levar para ferver. Tire do fogo, espere abaixar e ferva novamente. Repita mais uma vez. Depois coloque em uma xícara.

O resultado é um café espesso e bem cremoso, que assusta alguns por não ser coado. A dica é esperar um pouco antes de beber para o pó baixar e não tentar tomar o último gole. Uma delícia!.

Foto: Cíntia Marcucci

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Geladinho, geladinho




Creme de café gelado

Ingredientes

- 1 ½ xíc. (chá) de leite semidesnatado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 colheres (chá) de café solúvel em pó
- 3 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário
- 2 ovos batidos
- canela em pó e raspas de limão

Modo de fazer
Misture, em uma tigela, o leite, os ovos, o adoçante, o café e a baunilha. Coloque em potinhos individuais e arrume-os em uma frigideira funda.
Encha a frigideira com água até 1,5 cm da borda dos potinhos. Deixe a água ferver em fogo alto. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos.
Retire os potinhos, deixe esfriar, cubra com filme plástico e leva à geladeira por três horas ou até gelar bem. Enfeite com a canela e as raspas de limão.

Fonte: Revista Boa Forma