segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Do ocidente e do oriente ao mesmo tempo


Esta é do Kurukahveci Mehmet Efendi, em Istambul, Turquia. Fica bem do ladinho do Bazar Egípcio e é um verdadeiro local de adoração do café desde 1871.

Mas sem frescuras. Em um espaço bem pequeno, o café é moído continuamente e embalado em pacotes a partir de 100 g. Por meio de uma janelinha os funcionários recebem o dinheiro e entregam os simpáticos saquinhos de papel de pão. Os moradores de Istambul fazem fila para pegar seu pacotinho e o cheiro do café moído se espalha pelas ruas próximas de tal maneira que mesmo se você não souber onde fica a lujinha basta seguir o seu faro.

Ideal para pegar o seu ibrik e fazer um legítimo café turco: basta misturar uma boa colherada de pó moído fino a água fria, com ou sem açúcar, e levar para ferver. Tire do fogo, espere abaixar e ferva novamente. Repita mais uma vez. Depois coloque em uma xícara.

O resultado é um café espesso e bem cremoso, que assusta alguns por não ser coado. A dica é esperar um pouco antes de beber para o pó baixar e não tentar tomar o último gole. Uma delícia!.

Foto: Cíntia Marcucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário